segunda-feira, 11 de junho de 2018

Sim temos Escarlatina cá em casa!



Não sou médica nem licenciada em qualquer área de medicina, mas sou MÃE! E ser mãe é saber de tudo um pouco mesmo que ás vezes, todo o conhecimento, adquirido ao longos dos anos, por vezes não sirva de nada e ficamos impotentes.

Primeiro veio a febre subtil e eu pensei: - Hum temos virose ou alergia? Vamos deixar a febre fazer o seu trabalho porque, sei bem, que a febre é um sintoma e que muitas vezes, pode ser benéfico. É a reposta do corpo a alguma doença, como costumo dizer às minhas filhas, é o corpo a queimar os germes e vírus! O certo é que nós mães sabemos que temos o Benuron um antipirético nosso aliado no combate ás febres e que geralmente temos sempre no armário dos medicamentos.

Mas a febre não baixou e não tardou a chegar aos 39º graus e com a febre vieram os queixumes de dores de barriga, dores de cabeça e a falta de apetite. Acabei por não ter alternativa e alternar a medicação com um anti-inflamatório, ou seja o Brufen! Custa bastante para uma mãe ver a sua filha de 4 anos febril e não poder fazer nada a não ser esperar que a medicação faça efeito ou na piores das situações que a doença despolete para algo mais grave. Nunca vou para as urgência sem dar tempo à medicação fazer efeito ou sem ter dados concretos. 

Muitos líquidos, banho de água tépida, controlar a temperatura, deixa-la dormir comigo e acima de tudo doses massivas de amor. E esperar...como custa a uma mãe ter de se controlar ao primeiro sinal de impotência não ir a correr para as urgências. E não me refiro ás noites sem dormir, à preocupação constante nem ao ter de enfrentar a angustia com um sorriso no rosto por não saber o porquê de ela não melhorar apesar de todos os cuidados. E estes sentimentos não mudam nem com doenças mais ou menos graves nem com a idade.

E a temperatura chegou e subiu ultrapassou os 39,5º e eu disse basta, já são 36 horas assim e liguei para a linha Saúde 24 (808 24 24 24) que recomendo pela ajuda prestável que tem sido em todas as vezes que recorri a ela. E fui encaminhada para a urgência do Hospital S. João. Quando lá cheguei e fui atendida na triagem a Rita estava bem disposta, faladora e muito sorridente e já com 40º graus de febre. Só pensei ainda bem que vim!

A Rita foi atendida e o diagnóstico inesperado escarlatina! Não vi manchas em casa mas elas apareceram com milagre no hospital e lá estavam elas dissimuladas no peito e no ventre. A garganta muito vermelha e num entanto ela sempre comeu sem se queixar. Tudo se resolve com 10 dias de antibiótico e muito mimo! 

Para resumir a escarlatina é uma doença infecciosa e contagiosa causada pela bactéria Streptococcus pyogenes. Como precaução os infectados devem permanecer em casa,  talheres, copos e objectos de higiene não podem ser partilhados e nada de beijinhos porque a saliva é uma fonte de transmissão. Todas esta precauções devem pelo menos ser acatadas 24h depois de tomarem os antibióticos e após o desaparecimento dos sintomas.

É ainda de bom senso informar a escola e todas as crianças, grávidas que estiveram em contacto com a pessoa infectada. Apesar de esta doença ser comum acreditem que nunca me passou pela cabeça que os sintomas seriam mais do que uma virose ou alergia e nada mais.  E quanto aos beijinhos continuo a tê-los com azar ainda sou eu a próxima doente em casa, embora desta vezes esteja mais prevenida e instruída sobre a doença! 

Agora só quero descansar e respirar de alivio, mãe sofre!

1 comentário:

  1. As melhoras da tua pequenita, vou ficar atenta ao meu a ver se entretanto tem algum sintoma!

    ResponderEliminar