segunda-feira, 16 de abril de 2018

Bolo de lima e queijo Montiqueijo!

Haverá algo mais reconfortante do que ter a cozinha com o cheiro delicioso de um bolo acabado de fazer? 


No  frigorífico não faltavam queijos Montiqueijo e na fruteira limas e limões, por isso, a escolha do bolo foi óbvia, um bolo de queijo e lima! Fácil, saboroso, com os ingredientes certos e até pode ser pouco calórico. Cá em casa adoraram e devoraram este bolo num ápice. Mas como gosto de ser criativa e prática decidi, com a mesma receita, fazer queques! Foram um sucesso tão grande que até o meu gato mordiscou um, sim, o meu gato adorou esta receita, e tive de esconder os restantes, antes que ele atacasse o cesto e lhe fizesse mal à barriga! A receita é tão boa que as minhas filhas estão sempre a pedir bolinhos de queijo e como é rápida de se fazer eu faço-lhes a vontade! Experimentem e juntem um bom café ou chá! Este queijo é sensacional e é esse o único truque para o bolo ficar tão fofo!
Aqui fica a receita!


Bolo de lima e queijo fresco Montiqueijo

Ingredientes:

1 queijo fresco Montiqueijo (200grs)
225 grs de farinha
175 grs de açúcar
2 ovos
1 lima ou limão (a raspa da casca e o sumo)
2 colheres de sopa bem cheia de leite


Preparação:


Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo. Escorra o queijo Montiqueijo e esmague-o com um garfo e misture o açúcar, depois a raspa do citrino, o sumo e as gemas. Misture bem e acrescente o leite e a farinha aos bocados. Envolva as claras no preparado, Deite a mistura numa forma previamente untada com manteiga e farinha e leve ao forno a 180º.

Para o bolo deixe cozer 30 minutos, para os queques 15 minutos.



Sugestões: 


- Podem substituir o açúcar por adoçante ou Stevia;

- Podem usar lima, limão, não experimentei com laranja mas penso que deverá ficar saboroso;
- Usei um queijo fresco Montiqueijo magro (o da embalagem rosa) mas podem usar normal;
- Podem acrescentar nozes ou mesmo decorar com chocolate derretido e fazer cupcakes.



Temos a decorrer um passatempo em parceria com a Montiqueijo na nossa página de facebook. O prémio é um delicioso cabaz de queijos. Ideais para fazer estas receitas e claro para uma jantarada de amigos. São tão bons que depois de provarem vão ficar fãs como eu! Palavra de gulosa!



1 comentário: