segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Ser mãe é ter aptidão de muitas outras profissões




Acho que nunca escondi o imenso orgulho que tenho nas minhas filhas e como me sinto tão privilegiada por as te na minha vida. Duas jóias tão diferentes que fazem com veja o mundo de uma forma utópica e muito colorida.

 Na verdade nunca achei que tinha perfil para ser mãe de meninas, sempre tive uma “queda” natural para meninos. Ir com eles jogar à bola, brincar com carrinhos, subir as árvores e brincar com Lego e Super – heróis. Acho que no fundo o meu subconsciente queria um filho, que fosse a minha versão de infância, para eu ter uma desculpa para poder comprar Lego e figuras de acção e ver muitos filmes DC e Marvel.

Na verdade tive duas filhas tão diferentes como a Primavera e o Inverno. A minha filha mais velha é doce, calma, ponderada, sensível é capaz de chorar com histórias tristes, preocupasse com a irmã, com os amigos. É distraída com a cabeça nas nuvens, deve ser dos livros que tanto lê. Adora coisas kawaii e fofinhas e tem um péssimo gosto musical que ainda não consegui mudar. Gosta de teatro, acho que tem muito jeito mas diz que vai seguir segurança social como educadora de infância.

A Rita é a minha menina diabrete, esperta, desenrascada, com uma vida cheia de relâmpagos e foguetes dentro dela. Adora azul, pintar é com ela. Adora aprender coisas está sempre perto de mim e tenta monopolizar o meu tempo, quer ser a favorita. Muito ciumenta das coisas dela, dos mimos da mãe. Nunca vi uma criança gostar tanto de fruta como ela!

Podia passar horas a falar das minhas filhas e da forma que as educo. Nunca lhe bari embora quando fico mais alterada diga frases de fazer brandar aos céus. Elas são o meu orgulho e faço questão de lhes dizer todos os dias que as amo, que sou uma privilegiada por as ter na minha vida. Digo-lhes que são importantes, inteligentes e lindas e que aconteça o que acontecer, mesmo que me zangue, eu estarei sempre lá para ajudar. Porque é essa a minha vocação criar duas mulher fortes, independentes com memórias de uma infância maravilhosas.

Mas por ser assim não paro e às vezes até me esqueço de mim, acreditem chego mais cansada na segunda-feira ao trabalho do que quando sai na sexta. Faço montes de actividades e passeios com elas e não descansamos, nem eu nem o pai. Sou cozinheira, enfermeira, cabeleireira, conselheira e juíza nas disputas entre as  duas, e isso cansa, sim a maternidade cansa. Mas faço questão de as deixar pelo menos uma vez por semana, dormirem na avó. Também preciso de descanso. Interrogo-me como é possível, os mesmos pais, o mesmo ambiente, a mesma educação e são as duas tão diferentes. E ainda bem que assim o é , senão não seriamos a família feliz sem macacos no nariz! 

As vezes pensamos que não temos perfil ou não vamos conseguir mas a vida ensina-nos muita coisa até a gostar e comprar lacinhos, fazer tranças e brincar com bonecas. Por isso falo tanto delas e coloco foros delas, é o orgulho e a alegria de mãe. Hoje, não trocaria ser mãe de meninas por nada…é o amor por elas que faz com que mude todos os dias mais um bocadinho, foram elas que me tornaram um ser humano melhor
.
 Obrigada Joana e Rita por me terem dado o privilégio de saber o que é amor incondicional!




Sem comentários:

Enviar um comentário