sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Já não acredito no Pai Natal!


O Pai Natal já não existe mamã é o espírito que existe entre nós! 


Sempre gostei de criar um mundo de magia e inocência nas minhas filhas. Criei o mundo das fadas que deixam doces e pequenos presentes debaixo das almofadas e por vezes até pó de fada aparece espalhado pelo chão ou parede. 

O Natal é sem dúvida a minha ilusão e criação mais colorida! Colocamos sempre, todos juntos, a estrela no topo da árvore, que é feita no dia 1 de Dezembro todos os anos. Colocamos a tocar músicas natalícias e dançamos tontinhas porque o pinheirinho tem de ser feito sempre com alegria. E não pode haver conflitos causados pelos enfeites ou luzes! Apareciam presentes debaixo da árvore misteriosamente, durante a noite. E de manhã as minhas filhas acordavam animadas só para irem ver se o número de presentes da árvore tinha aumentado.

A minha Joana tinha 6 anos, estava na escola primária e tive de lhe dizer a verdade, porque os coleguinhas estavam a ser cruéis, e ela, insistia que o Pai Natal existia, porque a mãe sabia de tudo, e tinha-lhe sempre dito que sim. Foi doloroso ter que lhe dizer que nem o Pai, Natal nem as fadas existiam. Mas que o amor, afecto e espírito de partilha nunca iriam faltar na nossa casa e por isso ela haveria de ser adulta e eu continuaria a colocar chocolates na árvore, a esconder presentes e a colocar o meu CD de músicas natalícias.

Nasceu a Rita e desta vez tinha a cumplicidade da minha filha mais velha que alinhava nas brincadeira e até dava sugestões. Compramos calendários de Natal, para ajudar a Rita a contar o tempo que faltava até o dia 24 de Dezembro. Sozinha aprendeu a perceber as letras do seu nome nas etiquetas dos presentes. - Diz Rita aquela prenda é para mim, é o meu nome! Ficava felicíssima a magicar o que seria o presente! No dia 25 apareciam sempre pequenos mimos nas botas de pano que eram colocadas no puxador da porta do quarto. Houve um ano que até bolachas deixamos para as renas. A cara de surpresa da minha filha ao ver as bolachas mordiscadas! 

Esta semana estávamos a jantar e eu perguntei:  -  Então Rita que vais pedir ao Pai Natal? Olhou para mim de nariz empertigado e disse é espírito o Pai Natal não existe! Como não existe, retorqui eu! Quem coloca as prendas no pinheirinho? Tu e o papá claro! Quem te contou isso meu amor?  Descobri sozinha diz-me ela. Caiu-me tudo, a minha menina de 5 anos já sabia que o Pai Natal não existe.  Descobriu tão cedo. A irmã bem que tento dissuadi-la e manter a farsa mas eu disse tens razão. O Natal é estarmos unidos em família, é amor, é criar memórias boas. Podemos continuar a fazer as coisas que fazemos todos os anos? Podemos mamã é divertido. Abracei-a e disse para mim calma Paula hás-de ter netos um dia e a tradição vai continuar!

O facto de ela saber não muda nada continuarei a fazer as mesmas coisas e a fazê-las felizes, porque o Natal é mesmo isso. São as boas memórias, e o amor, muito amor porque os presentes são apenas um complemento! 

Sem comentários:

Enviar um comentário