quinta-feira, 21 de julho de 2016

II Festival de Conservas no Castelo


As conservas invadiram o Forte São João Baptista, no Porto nos dia 14 a 17 de Julho e eu tive o privilégio de estar a trabalhar e a ver e provar,em primeira mão, as delicias feitas à base de conservas!


Para quem é apreciador de conservas de peixe este festival foi um deleite, não faltavam variedades de conservas que iam da cavala, atum, sardinha, peixe-espada preto, polvo, picas e muitas outras espécies...


O Forte era lindíssimo e as vistas magnificas, e contribuíram para o evento ser um sucesso e também para dar um charme natural aos showcookings que foram bastantes e diversificados. Desta forma aprendeu-se as várias maneiras de usar conservas de peixe. Fossem em wraps, sushi ou mesmo em modernas e deliciosas entradas, que tive o prazer de ver a sua execução e claro de degustar em todas as provas efectuadas, durante os quatro dias do festival!






Além das degustações e Showcooking com os melhores chefes de conceituados espaços de referência no Porto, decorreram outras iniciativas como provas de vinhos e licores, animação musical com violinos, saxofones e um grupo coral. Estiveram presentes carros antigos e algumas motas para a alegria dos visitantes. A animação foi uma constante e agradou os visitantes, pelo menos eu adorei!





Uma das novidades neste evento,pelo menos para mim, foram as algas que também são usadas em conservas e não só. Existe Gin, sal com algas e mesmo algas em pacotinhos prontas a servir! Gostei tanto que trouxe um pacotinho que vai ser oferecido num próximo passatempo!




Foi sem dúvida instrutivo e aprendi muito e já tenho dicas novas para fazer umas entradas sensacionais. Desenganem-se quem ache que já provou todas as conservas pois existem mais de 700 referências e posso garantir que não houve uma que não gostasse! E sempre fui, e serei apoiante incondicional das conservas de peixe portuguesa além de serem saborosas, nutritivas, práticas, versáteis, são um orgulho nacional com bastante história enraizada! Para os mais curiosos fica uma reportagem da TVI sobre o certame no qual eu também apareço!


http://www.tvi24.iol.pt/videos/sociedade/conservas-invadem-forte-de-sao-joao-baptista-ate-domingo/5788f6390cf22c4188c49d93

Sem comentários:

Enviar um comentário